“Hora do Mamaço” – A História do Movimento

2012 – 1ª Edição

A HORA DO MAMAÇO

Evento oficial idealizado pela Comunidade “Aleitamento Materno Solidário” no Facebook, com a ideia de lançar um evento anual conde todas as mães, de todas as cidades e estados brasileiros, se reúnam – no mesmo dia e no mesmo horário – em um ponto turístico de suas cidades, para amamentarem seus bebês simultaneamente. O objetivo é trazer à sociedade a reflexão e a discussão da importância do ato de amamentar e seus inúmeros benefícios para a díade mãe bebê.

Ao todo 45 cidades e alguns países e quase 200 fotos foram compiladas em um vídeo que já ultrapassou as 25 mil visualizações!

2013 – 2ª Edição

A HORA DO MAMAÇO

Neste ano, também 45 cidades e 1500 mães se reuniram para realizar novamente o evento, e mais de 50 vídeos compiladas em um único vídeo com mais de 5 mil visualizações:

A REPERCUSSÃO NA MÍDIA

http://guiadobebe.uol.com.br/hora-do-mamaco-2013/

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/hora-do-mamaco-reune-120-pessoas-no-jardim-botanico/30247

http://www.emtempo.com.br/editorias/dia-a-dia/8244-m%C3%A3es-realizam-%E2%80%98mama%C3%A7o%E2%80%99-para-incentivar-a-amamenta%C3%A7%C3%A3o.html

http://saude.terra.com.br/vc-reporter-em-hora-do-mamaco-maes-amamentam-filhos-em-sc,892a12b1f3a40410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

http://www.spsp.org.br/site/index.php/noticias-leia-mais/953-hora-do-mamaco-2013-perto-das-maes

http://www.redehumanizasus.net/64583-maes-participam-da-hora-do-mamaco-em-blumenau

http://www.infonet.com.br/Saude/ler.asp?id=147501&titulo=noticias

http://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/hora-do-mamaco-tem-adesao-recorde-participacao-de-pais-e-boas-historias

http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/galeria/videos/2013/08/hora-do-mamaco-marca-o-final-da-semana-do-aleitamento

http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?mamaco-a-favor-da-saude-dos-bebes&id=486840

http://www.minasnoticias.com/prefeitura-de-caratinga-realiza-1-mamaco,10,1,15145,leitura.htm

O MANIFESTO 18 DE OUTUBRO DE 2013

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/noticia/2013/10/passear-nos-shoppings-de-caxias-do-sul-tambem-e-exercicio-de-etiqueta-4313784.html

Com a matéria intitulada: “Passear nos shoppings de Caxias do Sul também é exercício de etiqueta “, a rede de centros de compras de Caixas do Sul, afirma na reportagem que é inconveniente uma mãe amamentar seu bebê em público:

“Quem já não viu uma mamãe oferecendo o peito a um bebê na praça de alimentação ou em um banco nos corredores? Para quem não sabe, os três principais shoppings de Caxias do Sul — Iguatemi, Estação San Pelegrino e Prataviera — não permitem essa prática, recomendando às lactantes que usem os fraldários”.

Matéria Revista Vínculo

A REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

Diante deste fato, foi lançado ontem oficialmente uma petição pública pelo http://www.avaaz.org/po/ com o objetivo de promover uma sensibilização nacional de reunir prefeituras, municípios e estados para a criação de uma Lei que proteja a amamentação em locais públicos e privados. Espera-se que seja atingido a marca de 100 mil de assinaturas para que este documento seja entregue às autoridades competentes e que a Lei seja aprovada no Congresso Nacional. Neste momento temos quase 10 mil assinaturas. Queremos fazer alianças com o mais número de autoridades, órgãos e grupos de apoio e defesa da amamentação:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Lei_de_Protecao_a_Mae_que_Amamenta_em_qualquer_hora_e_em_qualquer_lugar

2014 – 3ª Edição

PROPOSTA

Data:2 de Agosto de 2014

Horário: A partir das 10 horas da manhã

– O formato do evento desta edição serão fotos em formato “SELFIE” onde cada cidade poderá enviar até 5(cinco) fotos do evento. As fotos serão aceitas até 30 dias após o evento, não deverão ter descrição e ser em alta resolução. Os demais materiais produzidos no evento (fotos, vídeos, apresentações, matérias) serão incluídos na página oficial e no blog.

PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK

https://www.facebook.com/ahoradomamaco

Anúncios

4 pensamentos sobre ““Hora do Mamaço” – A História do Movimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s